JÀ NO AR (Beta)

JÀ NO AR (Beta)
Clique e assista

ENTRE NO MAIOR SHOP ONLINE DO BRASIL

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Pelo lance mínimo consórcio arremata campo de Libra - pré-sal.

Consórcio arrematou pelo lance mínimo o campo de petróleo de Libra, a maior área do pré-sal.




O consórcio que reuniu a Petrobras, a anglo-holandesa Shell, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC arrematou pelo lance mínimo o campo de petróleo de Libra, a maior área do pré-sal.

O leilão de Libra recebeu apenas uma proposta. Além dos 30% que já tinha, a Petrobras terá outras 10%. Os demais integrantes do consórcio têm as seguintes participações: Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%).

A proposta vencedora oferece para a União 41,65% do óleo produzido. O campo de Libra tem reservas estimadas entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris.

Outras cinco petrolíferas poderiam concorrer, mas não apresentaram proposta. A espanhola Repsol anunciou pela manhã que havia desistido.
A expectativa dos especialistas é de que Libra poderá atingir produção diária de 1 milhão de barris em 2020.

"Divisor de águas"

Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão fez um breve pronunciamento antes do anúncio dos vencedores do leilão. E rebateu as críticas de alguns grupos, sobretudo o sindical, que é contra a concessão do Campo de Libra. "Libra será um divisor de águas entre o passado e o futuro", diz Lobão. "Nós mais do que dobramos o nosso estoque de petróleo certificado."

Ações da Petrobras disparam após anúncio

Após a divulgação do consórcio vencedor para a exploração do Campo de Libra, as ações da Petrobras registraram forte alta, impulsionando o Ibovespa.

Ás 15h53, 20 minutos após a divulgação do resultado do leilão, as ações mais negociadas da estatal avançaram 4,23%, a R$ 18,69. Já os papéis ordinários da empresa, que dão direito a voto, tiveram elevação de 3,49%, a R$ 17,45.

O resultado contribuiu para a alta da Bolsa, que até aquele momento operava em alta de 0,72%, a 55.777 pontos.

p

Nenhum comentário:

O QUE ACONTECE AGORA - ÚLTIMAS NOTICIAS

ESPORTE AQUI CONFIRA

OS MELHORES JORNAIS ONLINE DO MUNDO

OS MELHORES JORNAIS ONLINE DO MUNDO

O QUE ACONTECE PELO MUNDO AGORA